quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Psicologia da Aprendizagem

Para a psicologia, o processo de aprender não está ligado apenas à capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidades para escrever, ler, consertar alguma coisa, dançar e etc. Segundo Bock, Furtado e Teixeira “na Psicologia há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, ensino, etc.”. São diversas situações que não podem ser englobadas num só conceito.
De acordo com Bock, Furtado e Teixeira, “existe um número bastante grande de teorias da aprendizagem. Essas teorias poderiam ser genericamente reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas”.
Na teoria do condicionamento estão as teorias que definem a aprendizagem pelas suas conseqüências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, sendo que está é uma conexão entre o estímulo e a resposta.
As teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem conseqüências no plano de organização interna do conhecimento.
A teoria de Vygotsky traz uma discussão sobre o processo de formação de conceitos. Para Vygotsky, os fenômenos ocorridos com o ser humano em seu desenvolvimento, devem ser estudados em movimento e como em permanente transformação, as mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura.
Para Vygotsky o desenvolvimento do homem está totalmente ligado a história da sociedade, pois, o bebê, ao obter o primeiro contato com sua mãe já começa a dar os primeiros passos em direção ao seu  aprendizado. É a partir da relação com o outro ser humano que o bebê começa a adquirir seus primeiros conhecimentos em relação ao mundo, aprende a se comunicar através das interações com os adultos. Inicialmente o contato estabelecido é apenas com a família, onde aprende sobre valores culturais e o básico sobre como viver no mundo, depois, quando passa a estabelecer contato com outras pessoas que não são da família, como na escola, por exemplo, a criança começa e assimilar outros diversos conhecimentos de estrema importância para seu futuro.  Ou seja, é através do contato com os adultos que os processos psicológicos mais complexos vão tomando forma, isso ocorre tanto de forma interpsíquica, onde o sujeito partilha seus conhecimentos com as pessoas, quanto intrapsíquicos, realizados pelo próprio sujeito, após já ter obtido certa maturidade. Vygotsky, em sua teoria defende a formação dos conceitos cotidianos, os quais concretizam suas concepções sobre o processo de desenvolvimento psicológico; e conceitos científicos, que trazem as idéias gerais acerca do desenvolvimento humano.

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