segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exemplos de Condicionamento Clássico:

       Um exemplo que podemos aplicar é percebido no experimento que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães do filosofo russo Ivan Pavlov. Estudando a ação de enzimas no estômago dos, interessou-se pela salivação que surgia nos cães sem a presença da comida. Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não-condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.

       Outros exemplos associados ao Condicionamento Clássico é o trem, onde antes de fechar as portas há um sinal sonoro de 3 campainhas ou uma luz de alerta da porta que toca três vezes. Isso o condiciona a ou não sair ou não entrar quando isto esta tocando.


      Na televisão quando esta acabando o comercial antes de começar o comercial ou antes de terminar na TV Globo tem o clássico plim plim e isso o condiciona a se estiver na cozinha, ou em qualquer outro lugar, correr para a sala pois sabe que o filme, novela ou o jornal  começou.

Um comentário: